Ludoterapia e o desenvolvimento das crianças
Aqui no consultório recebo crianças de diversas idades e situações econômicas. O denominador comum, na maioria das vezes, envolve o CANAL de troca entre seus responsáveis, o contexto que a circula e a forma como a qual recebe os conteúdos de fora.
Dentre as distintas queixas, prisão de ventre, gagueira, alergias, dores abdominais são mais fáceis de serem observadas pelos pais e escolas, uma vez que o corpo anuncia e mostra. Entretanto, a insegurança, ansiedade, excesso de timidez, dificuldade de autocontrole entre outros também são sintomas de que há desconforto por parte da criança e precisa ser pesquisado que conteúdo e motivo são esses que levam ao desconforto.
Noto que o simples é suficiente. Desenhar é uma das brincadeiras mais preferidas da criançada. Assim eles ficam livres e conseguem soltar a imaginação. Por meio desses desenhos e de outras brincadeiras lúdicas é possível interpretar o que eles estão sentindo e isso se chama ludoterapia.
A ludoterapia se inicia com uma pesquisa avaliativa, com ferramentas específicas para identificar essa “gaveta bagunçada” na criança. Após essa identificação, a orientação aos pais e escola é realizado para que todos possam usar uma linguagem e posturas comuns com o objetivo de favorecer um bom desenvolvimento emocional das crianças.